Geralmente, as tabelas sobre o tempo de decomposição levam em consideração o tipo de material. Entretanto, se trata de um cálculo aproximado do tempo. Por exemplo, diversas estimativas apontam que o vidro demora cerca de 4 mil anos para se decompor.
Os dados, contudo, podem variar. Isso porque existem diversos fatores que podem influenciar no tempo de decomposição, como as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados. Um mesmo resíduo irá se decompor em um período diferente se for descartado na água do mar ou diretamente no solo. As condições de acidez e oxidação têm influência em todo o processo.
De qualquer forma, os dados atestam a necessidade de nos preocuparmos com a geração do lixo, pois os novos resíduos são produzidos numa velocidade infinitamente superior ao tempo de decomposição dos mesmo. Portanto, é fundamental verificarmos todas as possibilidades de reintroduzir os materiais na cadeia produtiva da reciclagem e do reaproveitamento.
Veja abaixo dois exemplos interessantes:
- Segundo dados da Furnas Centrais Elétricas S/A, reciclando uma garrafa de vidro, você economiza energia para acender uma lâmpada por quatro horas. Veja uma forma de reaproveitamento:
- Aprenda a fazer arroz na garrafa PET:
Nenhum comentário:
Postar um comentário